Áudio-Dosimetria

CONHEÇA ESSE PROCEDIMENTO ESSENCIAL PARA SEU CALL CENTER

 

Dentre os vários riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores em atividades de Teleatendimento/Telemarketing estão expostos, destaca-se em especial a exposição ao agente físico ruído gerado pelo headset.

A Norma regulamentadora NR-9 faz parte do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, a mesma estabelece a obrigatoriedade por parte do empregador de elaborar e implementar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

 

Esse programa permite o reconhecimento dos riscos presentes no ambiente de trabalho, e quando na presença do agente físico ruído torna necessário à elaboração de um Programa de Conservação Auditiva – PCA, que entre outras medidas exige a realização de uma Áudio Dosimetria a fim de classificar a situação quanto à exposição.

O ruído é um dos riscos mais presentes nos ambientes de trabalho e um dos principais causadores da perda auditiva em virtude da prolongada exposição à níveis elevados.

 

As empresas têm por hábito gerenciar apenas o ruído presente no ambiente de trabalho, mas o headset apesar de ser dotado de pequenos alto-falantes, pela forma como é colocado à orelha do trabalhador pode expô-lo a ruídos excessivos, tornando necessária a sua quantificação.

Acredita-se que as licenças disponibilizadas pelos fabricantes dos headsets são válidas para a defesa do contratante, mas o uso contínuo do headset, a manutenção desqualificada e a má (ou falta de) higienização podem alterar as características dos mesmos, fazendo-se necessária a áudio dosimetria de headset para evitar qualquer tipo de processo junto a empresa.

 

O PPRA torna obrigatória a avaliação quantitativa “In-Loco” para dimensionar a exposição, comprovar o controle ou a inexistência do risco identificado.

Um dos maiores causadores de processos trabalhistas dentro de Call Center são as doenças ocupacionais, portanto para preservar a saúde de seus funcionários se faz necessário ter todas estas normas em dia.

 

A áudio-dosimetria de headset é realizada através de análises e monitoramentos quantitativos do ruído ao qual o trabalhador está exposto
durante a jornada de trabalho, previne a instalação e a evolução das perdas auditivas ocupacionais.

 

Os benefícios da áudio dosimetria de headset, são:

  • Prevenção de doenças ocupacionais e da perda auditiva induzida por ruído (PAIR);
  • Permitir a escolha correta de medidas de prevenção e correção;
  • Aumento da produtividade e melhoria da qualidade dos serviços;
  • Redução de custos com insalubridade e reclamações trabalhistas;
  • Melhora o bem-estar e motivação dos trabalhadores;
  • Redução da rotatividade dos trabalhadores;
  • Melhoria da imagem da empresa perante os trabalhadores e a sociedade.

Quer saber como é realizada a áudio dosimetria de headset?

Baixe nosso ebook gratuito e saiba mais sobre Áudio-Dosimetria