Você também “já se pegou refletindo” sobre o que a palavra “auto responsabilidade” poderia te ensinar?
Auto responsabilidade é a crença que todos somos os únicos responsáveis pela vida que temos levado, sendo assim somos os únicos que podemos mudá-la.
Ao longo da vida temos a tendência de atribuir aos outros a culpa pelos nossos próprios fracassos. Mas não percebemos que só “nós mesmos” iremos perder com isso.
Culpar os outros não resolve o problema, não ameniza a dor e é o caminho mais rápido para o fracasso. Isso não só desvia o foco do verdadeiro responsável como usurpa a nossa chance de crescer.
É isso o que prega a ideia de auto responsabilidade.
A ideia é que você é o único responsável pelo seu sucesso.
Por exemplo, jogar na mega sena é transferir para os outros uma responsabilidade sua!
Atribuímos à sorte a responsabilidade de enriquecermos e, assim, nunca poupamos ou investimos verdadeiramente para alcançarmos resultados substanciais. Esperamos ser ricos, mas a responsabilidade não é nossa e sim da sorte. Por isso nunca alcançamos a riqueza. Assim, a conscientização de que você precisa assumir a responsabilidade sobre tudo o que acontece na sua vida é fundamental.
Não adianta culpar Deus, o governo ou mesmo os seus pais. Não adianta culpar a falta de oportunidades, o ambiente em que você nasceu, a educação que teve. É claro que todos esses fatores influenciam quem você é, mas não devem definir absolutamente o que você será.
Não escolhemos o meio que nascemos, mas simplesmente herdamos, os recebemos. A questão é: “se eu nasci nesse ambiente e com essas condições. O que eu farei com isso?” Eu serei vencido pelo ambiente ou superarei o ambiente e tomarei as rédeas da minha vida?
Confira conosco 10 dicas para quem busca assumir a auto responsabilidade como filosofia de vida 😉
Auto Responsabilidade no Trabalho
Compreender a importância do senso de responsabilidade na vida e também no ambiente de trabalho é fundamental para que os colaboradores reconheçam que fazem parte da empresa. É o sentimento de pertencimento que faz com que eles fiquem realmente motivados e engajados a dar o seu melhor pelo alcance efetivo dos resultados.
Quando a pessoa não tem senso de responsabilidade ela simplesmente vai para o emprego para cumprir tabela, ou seja, faz apenas o que é definido para suas funções, bate seu ponto e vai embora. Por outro lado, quando o colaborador tem um compromisso e se enxerga como um agente de mudanças e transformações, ele dá o seu melhor e não mede esforços para ajudar sua empresa a crescer.
Um exemplo simples deste bom senso, que está diretamente ligado ao sentimento de dono, é desligar uma lâmpada quando se é o último a sair do ambiente. Quando se tem responsabilidade o profissional amplia sua visão e cuida da empresa como se ela fosse sua também. Deste modo, nas coisas mais simples às mais complexas ele demonstra certo cuidado em compartilhar suas ideias se em ter ações compatíveis com aquilo que acredita ser o ideal.
O mais interessante é que este senso de responsabilidade pode ser tanto uma característica nata do funcionário, como também desenvolvido por meio de exemplos e estímulos diretos de seus líderes e pares. Olhe então ao seu redor e tente perceber quais são os comportamentos condizentes com isso 😉
Dicas para Desenvolver Senso de Responsabilidade no Trabalho
Pensando exatamente nisso, vamos conhecer algumas formas de desenvolver esta competência e tornar-se um colaborador mais conectado e responsável por sua empresa. Continue lendo e veja exemplos de competências que você precisa ter.
1 – Dê o seu Melhor!
Faça o que você precisa fazer e sempre um pouco mais, pois somente os profissionais diferenciados conseguem ver o que ninguém vê e ter atitudes compatíveis com alguém que deseja crescer com a empresa e prosperar na carreira. Em primeiro lugar, faça isso por você, afinal, seu trabalho leva seu nome, atitudes positivas no trabalho ajudam a construir um “eu” melhor, potencializam bons resultados, ajudam a construir uma boa reputação e a ser um profissional de excelência. Seus resultados e reconhecimento serão o reflexo do seu senso de responsabilidade.
2 – Desenvolva Visão Sistêmica
Visão sistêmica é ver o todo, valorizar seu trabalho, o trabalho do outro e não apenas entregar sua demanda e ponto final. O senso de responsabilidade mostra como todos estão conectados e que todos dependem um do outro para conquistar o sucesso.
Quando nossa visão é reduzida, tendemos a enxergar de forma limitada nosso trabalho, a empresa e a nós mesmos neste ambiente. Porém, quando ampliamos a nossa forma de enxergar nosso trabalho se torna possível ver como ele é importante e também valorizamos nossa participação nos resultados, compreendemos que fazemos realmente parte da organização e que cuidar dela é o mesmo que cuidar de nós mesmos, afinal, se a empresa vai bem, podemos crescer com ela e, quando vai mal, é provável que todos percam.
3 – Assuma seu Papel
Você é importante para a empresa, pois se não fosse, outro estaria em seu lugar. Reflita de que forma você pode contribuir mais, como pode ampliar sua visão e desempenhar bem suas funções e mostrar que pode mais! Isso começa por ter o senso de apagar a luz no final do dia e vai até a ter ideias para a empresa vender mais e economizar em determinada área. Detalhe, você não precisa nem ser o profissional especializado no assunto, pois, às vezes, sua experiência naquele trabalho diário e sua visão aguçada também lhe dão base para sugerir melhorias importantes.
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